Lançamento do livro Arábia: caminhos da escrita de um filme, - Santa Tereza Tem
Logo

Agenda

Carregando Eventos

« Todos Eventos

Lançamento do livro Arábia: caminhos da escrita de um filme,

30 setembro as 19:30 22:00

Lançamento do livro Arábia: caminhos da escrita de um filme, de Affonso Uchôa e João Dumans, pela Editora Javali e exibição do filme Arábia (2017) e conversas com os diretores e autores

A obra, que vai além da compilação do roteiro, explora o processo criativo por trás do premiado longa Arábia (2017) e será lançada em setembro. Para marcar a publicação, que celebra os 10 anos do começo das filmagens, serão realizados três eventos gratuitos. O primeiro acontece no dia 30 de setembro, às 19h30, no Cine Humberto Mauro, seguido por uma segunda exibição no Cine Santa Tereza no dia 9 de outubro, às 19h. No dia 10 de outubro, às 19h, haverá um bate-papo transmitido ao vivo pelo YouTube da Javali.

Arábia: caminhos da escrita de um filme evidencia as diferentes vidas que o filme viveu ao longo de seus seis anos de produção. É uma obra que oferece uma rara perspectiva sobre o processo de escrita para o cinema, destacando as múltiplas influências e experiências que moldaram o filme. Diferente das tradicionais publicações sobre roteiros cinematográficos, o livro se distingue ao apresentar desde as primeiras ideias dos roteiristas e diretores até as transformações ocorridas durante as filmagens. De acordo com os autores, “Mais do que a história do filme formatada segundo certas convenções, o que apresentamos aqui são os caminhos e descaminhos da escrita de Arábia, as diferentes fontes que nos ajudaram a imaginar o universo do filme, do qual o roteiro em si é só um dos elementos”.

João Dumans e Affonso Uchôa – crédito_ Assis Benevenuto

O livro está organizado em três seções principais. A primeira oferece um olhar sobre o contexto e as motivações que impulsionaram os autores a trabalhar juntos, refletindo sobre as contradições políticas do Brasil contemporâneo, por meio da ligação entre as cidades de Ouro Preto e Contagem. A segunda seção reúne as pesquisas, entrevistas e notas de campo que fundamentaram a escrita do roteiro, incluindo o caderno de memórias de Aristides de Sousa, protagonista de Arábia A Vizinhança do Tigre (2014). A terceira seção apresenta o roteiro propriamente dito, acompanhado de cenas que foram modificadas ou cortadas durante a produção, revelando a natureza fluida e em constante transformação do filme. Além dessas seções, o livro traz um posfácio escrito por Sérgio de Carvalho (USP), fotografias, e a ficha técnica, prêmios e principais festivais relacionados à Arábia.

Refletindo seu impacto artístico e social, Arábia teve uma trajetória notável, conquistando cinco prêmios no 50º Festival de Brasília, incluindo o de Melhor Filme, além do Prêmio APCA, do 8º Prêmio Cinema Tropical nos Estados Unidos, do 27º Films from the South na Noruega, entre outros. Exibido em alguns dos principais festivais internacionais, como o Festival de Rotterdam, o Festival de San Sebastián, o BFI London Film Festival e a Viennale, Arábia consolidou-se como uma obra marcante do cinema brasileiro contemporâneo.

SOBRE OS AUTORES

Affonso Uchôa

Affonso Uchôa é cineasta e fotógrafo, vive e trabalha em Contagem. É roteirista e diretor de Arábia. Também dirigiu os filmes Mulher à TardeA Vizinhança do Tigre e Sete anos em Maio. Seus filmes foram exibidos em diversos festivais pelo mundo, como os Festivais de Roterdã (Holanda), Viennale (Áustria), Festival de Toronto (Canadá), Visions du Réel (Suíça) e Mostra de Tiradentes (Brasil). Em fotografia, é coautor das séries fotográficas Izidoro e Sangue de Bairro, expostas em espaços culturais de São Paulo e Belo Horizonte, e publicada em revistas fotográficas brasileiras e internacionais, como a “Revista Zum” (Brasil) e “Quilo Journal” (Inglaterra).

João Dumans

João Dumans é natural de Ouro Preto, vive e trabalha em Belo Horizonte. É roteirista e diretor de Arábia. Dirigiu o longa As Linhas da Minha Mão, escolhido Melhor Filme na 26ª Mostra de Cinema de Tiradentes, e os curtas Todo mundo tem sua cachaça e Guilherme Mansur – Obra em desdobra. Trabalhou como roteirista e montador em filmes como Aquele que viu o AbismoA Vizinhança do Tigre, Sete anos em MaioA Cidade onde Envelheço e Os Residentes.

SERVIÇO
Lançamento do livro Arábia: caminhos da escrita de um filme (Editora Javali), de Affonso Uchoa e João Dumans. 256p. R$50,00

Lançamento 1  

Haverá exibição do filme Arábia (96min.) e bate-papo com os diretores e autores Affonso Uchôa e João Dumans
Dia: 30 de setembro
Horário: 19:30h
Local: Cine Humberto Mauro
Av. Afonso Pena, 1537 – Centro, Belo Horizonte-MG
Entrada gratuita
Evento com acessibilidade em Libras

Anúncios